Olá Visitante, seja bem vindo(a)!
ANE » Notícias
Notícias   Notícias
Acadêmica da ANE participa do XXII Congresso Internacional do CLAD na Espanha
Publicado dia:30/11/2017
Fonte:

Participação da Acadêmica Paula Alexandra Nazareth C.147, no XXII Congreso Internacional del Centro Latinoamericano de Administración para el Desarollo - CLAD sobre la Reforma del Estado y de la Administración Pública, realizado nos dias de 14 a 17 de novembro, 2017, na cidade de Madrid, Espanha.

"Minha participação no XXII Congresso Internacional do CLAD resultou da aprovação de trabalho inédito de minha autoria, intitulado Crise econômica e Capacidade de Gestão Local no Rio de Janeiro, Brasil. Apresentei meu trabalho no painel Sustentabilidad para la prestación de servicios públicos en ciudades latinoamericanas, aprovado pelo Comitê Acadêmico do CLAD e pelo Comitê Organizador para fazer parte da programação definitiva do XXII Congresso. Também integraram o painel pesquisadores mexicanos e argentinos, que apresentaram trabalhos inéditos sobre a temática da prestação de serviços públicos pelos governos locais naqueles países, com foco na sustentabilidade e na gestão de resíduos sólidos urbanos. 

Em meu trabalho, procurei, com base na análise de receitas e despesas, identificar impactos da crise nas finanças públicas dos municípios do RJ, de forma a contribuir para o necessário debate em torno do fortalecimento da capacidade de gestão local. O que implica diagnosticar, buscar causas e soluções, reconhecer instrumentos, recursos disponíveis e estratégias de ação relacionadas ao planejamento municipal que possam ser usados para lidar com o atual contexto adverso, minimizando os efeitos negativos sobre as políticas sociais e a gestão urbana – aspectos fundamentais da vida dos cidadãos e do ambiente. O trabalho representa uma continuidade do esforço de pesquisa e acompanhamento das finanças dos municípios do Rio de Janeiro que venho empreendendo há alguns anos, e que foi objeto de minha tese de doutorado (em 2007)." 


"XXII Congreso Internacional del CLAD sobre la Reforma del Estado y de la Administración Pública

O Congresso é promovido anualmente pelo CLAD e pelos governos dos países que sediam o evento, além de outras instituições. Tem por objetivo promover o debate e discussão dos processos de redesenho do Estado, reconstrução institucional e fortalecimento da capacidade de gerência pública na Iberoamérica e no resto do mundo.

Nesta edição de 2017, foram 157 painéis, além de 3 conferências plenárias, 18 apresentações especiais temáticas, 4 painéis ministeriais, apresentações de pôsteres e diversos livros, entre outras atividades, mobilizando mais de 1.000 participantes – estudiosos, pesquisadores, professores, funcionários públicos e de organizações privadas de diversos países.

Desde 2002, venho participando das atividades do CLAD, apresentando, em edições anteriores do Congresso, trabalhos de minha autoria e em co-autoria com colegas do TCE-RJ, a convite de pesquisadores do Brasil e de outros países, em especial do México e Argentina."






« Voltar

 
ANE
Programação Notícias Fale Conosco
Publicações Galeria de Fotos Cadastre-se
» Jornal da ANE Carta do Presidente Login da Conta
Links Úteis
Central de Atendimento
(21) 3173-8380
» Estatuto
» Regimento
» História
» Missão
» Acadêmicos - Membros Efetivos
» Diretoria Nacional
» Diretoria Regional  
» Comissões Permanentes  
» Conselho Supremo
Todos direitos reservados Desenvolvido por SUED Design