Olá Visitante, seja bem vindo(a)!
ANE » Notícias
Notícias   Notícias
MENSAGENS DOS ACADÊMICOS PELOS SEUS 76 ANOS
Publicado dia:18/08/2020
Fonte:


Senhores Acadêmicos da Ane. Num dia como este de 18 de Agosto de 1944 o saudoso e ilustre Prof. Reynaldo Gonçalves, então Presidente do Conselho Regional de Economia fundou a Academia Nacional de Economia que tantos serviços vem prestando ao Brasil inclusive ele o festejado Prof. Reynaldo elaborou a Lei que rege a profissão nobre dos Economistas e de tantos debates penetrou a ANE no vasto campo das políticas sociais e econômicas. Hoje deveríamos festejar este nobre acontecimento mas a ANE por seus nobres acadêmicos reconhece e presta continência a àqueles que trabalham na área da medicina médicos e enfermeiros que defendem a nossa saúde motivo pelo qual a Academia Nacional de Economia lhes presta as homenagens tudo sob a proteção de DEUS. Salve portanto ambas as categorias profissionais.
Acadêmico Osvaldo Alves de Mattos - Cátedra 26




"Parabéns à ANE e a todos seus acadêmicos que nos antecederam e fizeram com que ela chegasse aonde chegou."
Acadêmica Aracéli Cristina de Sousa Pereira - Cátedra 148




"Parabéns a ANE e a todos os confrades que dividem esse marco histórico de aniversário. Fico muito honrado em dividir com todos confrades esse momento."
Acadêmico Fernando Castro - Cátedra 83




"Dia de festa para todas as Confreiras e Confrades que compõem o quadro de imortais de grande e tradicional instituição que muito contribuiu e continua a contribuir para o engrandecimento do Brasil, parabenizando em especial à Diretoria Nacional. Saudações Acadêmicas"
Acadêmico Virgínio Valentino Júnior - Cátedra 38




"Parabéns à ANE, que completa hoje 78 anos, e à exitosa gestão do nosso Presidente Arlindo Pereira da Silva, cujo desempenho tem sido primordial para o sucesso e o desenvolvimento de nossos estudos e pesquisas tecno-científicas, fundamentais para a construção de um novo país."
Acadêmico Roberto Burgos - Cátedra 171



"Parabéns. É uma honra fazer parte desta distinta Associação. Saudações aos acadêmicos e acadêmicas."
Acadêmico Álvaro José Menezes da Costa - Cátedra 121



A Academia Brasileira de Ciências Econômicas, Políticas e Sociais, também denominada Academia Nacional de Economia – ANE, o nome pelo qual é mais conhecida, foi fundada em 18 de agosto de 1944 por iniciativa de um grupo de Economistas participantes do primeiro Seminário de Economia organizado pela Associação Comercial do Rio de Janeiro, tendo na época sido escolhido Prof. Dr. Reynaldo de Sousa Gonçalves como seu primeiro Presidente. A ANE, a partir de então, lançou umas séries de reflexões sobre o seu papel na sociedade e na ciência. Nesta base, e em busca da resposta para estas reflexões, a Diretoria Nacional da ANE, em Assembleia Geral, em 1992, aprova a ampliação de seus quadros de Membros Titulares, diversificando os campos das ciências abrangidas pela entidade e passando a denominar-se Academia Brasileira de Ciências Econômicas, Políticas e Sociais. A fim de fazer jus ao atual nome, estabelece três ramos de conhecimentos a saber, Ciências Econômicas, Ciências Políticas e Ciências Sociais, e define como sua Missão “... estudar e discutir todos os assuntos concernentes aos seus fins, com foco no desenvolvimento socioeconômico e político, buscando a interação entre os cientistas afins e destes com pesquisadores do país e do exterior”. É nesta base que a ANE tem vindo congregar personalidades da vida acadêmica e profissionais de notório saber para, em trocas de experiências e em prol de desenvolvimento do pensar, oferecer projetos e propostas que contribuam para o progresso e desenvolvimento do Brasil. Esta preocupação precípua da ANE está sendo levada ao pé da letra pela atual Diretoria Nacional e por todos os Membros Titulares congregados a esta entidade. Foi com base nesse espírito de trabalho e de pensar melhor para a sociedade e para o Brasil que a Academia Nacional de Economia – ANE lança o projeto BRASIL DO FUTURO. A Visão e a justificativa para o empreendimento deste valoroso projeto parte do princípio de que a ANE no seu papel de vanguarda social e científica tem que dar um passo em frente, por isso fez a seguinte proposta:
“A Academia Brasileira de Ciências Econômicas, Políticas e Sociais - ANE, no contexto de sua Filosofia Acadêmica, e enquanto centro de pensamento e de formulação de propostas de políticas públicas, amparadas no conhecimento econômico, político e social, estabeleceu como uma das propostas Macro-estratégicas da ANE, a concepção e desenvolvimento de um Estudo, no campo das Ciências Sócio- Econômico-Político para o Estado brasileiro, a seguir denominado, “ BRASIL DO FUTURO”, com seus dois pilares: a Modernização do Estado brasileiro e o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia”. Parabéns a ANE por mais esta iniciativa, sempre em acompanhamento e participação nos acontecimentos importantes do Brasil. Parabéns a todos os Membros Titulares Efetivos da ANE que nela congregam dando melhor de si para o seu crescimento e eficácia. Parabéns ao Presidente Arlindo Pereira da Silva pelo trabalho incansável que vem desenvolvendo junto a ANE para seu fortalecimento e sua presença no espaço que é reservado ao saber científico no país e no exterior. Para finalizar, peço vênias para transcrever esta reflexão que inicia o Regimento da ANE, entidade símbolo do Saber e do Compartilhamento em Ciências Econômicas, Políticas e Sociais.
“Dirigir uma organização não é vê-la como é... mas como será ela.” (John Teets)
Acadêmico Mamadu Lamari Bari - Cátedra 116



"Saúdo com o melhor do meu orgulho os 76 anos dessa magnífica Instituição, que desde 1944, honra as pesquisas econômicas, políticas e sociais, trabalhando a favor de um Brasil justo, próspero e includente. Salve este 18 de Agosto de 2020, data que comemora mais um ano de trabalho e de esforços sem conta a favor do desenvolvimento que há de dignificar a todos os brasileiros que nasceram ou residem nesse abençoado país."
Acadêmico Luiz Laércio Simões Machado - Cátedra 177



 
"Parabéns a todos Acadêmicos que fizeram e se juntam na nossa Academia Brasileira de Ciências Econômicas, Políticas e Sociais, também denominada Academia Nacional de Economia – ANE, que desde o ano 1944 ocupa um importante espaço de discussão em defesa de uma sociedade mais justa e um Brasil melhor para todos.  É um orgulho poder participar e contribuir para a realização deste grande ideal!"
Acadêmica Mary Elbe Queiroz - Cátedra 020



"De parabéns a nossa ANE, completando 76 anos de relevantes serviços, sempre desenvolvendo e participando de eventos que asseguram o aperfeiçoamento sistemático das profissões e profissionais das Ciências Econômicas, Políticas e Sociais, auxiliando na concretização de uma consciência ética. De parabéns também, e um abração de prosperidade para a sua conceituada diretoria."
Acadêmico Ril Moura - Cátedra 126



"Neste dia 18 de agosto saúdo a Academia Nacional de  Economia - ANE pelo seu aniversário de fundação, estimando a todos os confrades que continuem contribuindo para o desenvolvimento do Brasil em diversas frentes científicas e políticas.Congratulações a todos. Com os melhores votos de vida longa e prosperidade."
Acadêmico Fabrício Fernandes Castro - Cátedra 188



"A Academia Nacional de Economia existirá por tempo indeterminado. A data de 18 de agosto, todos os anos, é marcada pela comemoração de mais um ano de existência da ANE, sempre com seu Quadro de Acadêmicos acrescido de novos valores, membros recém eleitos para ocupar cátedras deixadas pelos que foram imortalizados. Eles, como os demais membros, ficam responsáveis pelo que preceitua o Artigo Primeiro do seu Estatuto, que encima o texto. A trajetória da ANE sempre esteve ligada as ambições dos que dela fazem parte, consubstanciadas na finalidade básica de concorrer para o progresso e desenvolvimento das Ciências Econômicas, Políticas e Sociais. Convivo nesse grandioso meio, sempre entusiasmado com o que nela praticamos, cada vez mais envolvido com os projetos que elaboramos, como o de então que contempla soluções modernas para ações governamentais, fruto das idéias, da sábia inteligência e reconhecida experiência  de  seu dinâmico presidente, Senhor Acadêmico Arlindo Silva. Estamos de parabéns!"
Acadêmico Lício Ramos de Araújo - Cátedra 104



"PARABÉNS À ANE!  Um trabalho feito com comprometimento, dedicação, honestidade e seriedade sempre gera bons frutos. Por isso, gostaria de parabenizar a todos que fazem parte de nossa história. Que nossa união que nos apoia e nos faz crescer seja cada vez maior."
Acadêmica Eliane Mathias Obermuller Carvalho da Silva - Cátedra 112



"Parabéns Confreiras e Confrades, parabéns Ilmo. Presidente Arlindo Silva,pelo trabalho que desenvolve na Instituição ANE- Academia Nacional de Economia."
Acadêmica Maria Isaura de Jesus Magalhães - Cátedra 013




"Veja se atende. “O que é Imortal? O saber. Assim aqui reverenciamos todos os Saberes que nos antecederam e sedimentaram o espaço que hoje assumimos. No dia de hoje, quando completa 76 anos de vida, a Academia Brasileira de Ciências Econômicas, Politicas e Sociais mostra que consolidou seu papel junto a sociedade brasileira. Parabéns a todos os Confrades que dentro de seus saberes foram e são responsáveis por essa caminhada de êxito."
Acadêmico Francisco Carlos de Jesus - Cátedra 168


« Voltar

 
ANE
Programação Notícias Fale Conosco
Publicações Galeria de Fotos Cadastre-se
» Jornal da ANE Carta do Presidente Login da Conta
Links Úteis
Central de Atendimento
(21) 3173-8380
» Estatuto
» Regimento
» História
» Missão
» Acadêmicos - Membros Efetivos
» Diretoria Nacional
» Diretoria Regional  
» Comissões Permanentes  
» Conselho Supremo
Todos direitos reservados Desenvolvido por SUED Design